Fondue de chocolate e suflê de goiabada

0

Olá, people!

Como fui uma menina má na última edição e não passei a receita do fondue de chocolate, resolvi passar duas receitas quentinhas e deliciosas para aquecer os corações.

Primeiro, vamos ao pagamento da dívida:

Fondue de chocolate com frutas:

Ingredientes:

Uma barra de chocolate ao leite

Uma barra de chocolate meio amargo

Uma caixinha de creme de leite

Uma boa dose de conhaque

Frutas cortadas em pequenos pedaços.

Sugestão:

Morangos, uvas, banana, e  mexerica.

Modo de fazer:

Derreta em banho maria as duas barras de chocolate picadas, com muito zelo para não queimar. Junte ao chocolate já derretido o creme de leite, mas vá adicionando aos poucos para não grudar o chocolate. Com a mistura já homogeneizada, junte o conhaque (um cálice é suficiente) se quiser, pode ser Whisky também, aliás, gosto muito da mistura de whisky com chocolate.

Sirva bem quente,  molhe as frutas no chocolate e divirta-se.

Notinha esperta: como o chocolate em barra está caro, da pra fazer uma “gambiarra”:

Faça um brigadeiro  da seguinte forma:

Ingredientes:

Uma colher de manteiga

Duas de chocolate em pó (com achocolatado fica muito doce) o ideal é o cacau em pó mesmo.

Uma lata de leite condensado

Meia lata de leite comum

Uma caixinha de creme de leite

Um cálice de conhaque

Modo de fazer

Derreta a manteiga, junte o leite condensado, o chocolate pó e misture bem. Misture o leite normal, mexa até que fique consistente. Para finalizar, junte o creme de leite, o conhaque, e então é só servir!

Bônus:  Suflê de goiabada

Os franceses são realmente chiques, mas uma das maiores características de ser “chique”  é ser simples. A comida francesa, apesar de  sofisticada, usa ingredientes simples, mas com sofisticação no preparo. A dica de hoje, é de soufflé, em português, escreve-se suflê. Ele pode ser feito doce ou salgado. Soufflé significa suflar, inchar, ou, no bom português, encher. Vocês vão entender o por quê!

Vou dar a receita de um Suflê à moda brasileira:

Ingredientes:

8 claras

500 gramas de goiabada

Uma pitada de sal

1 copo de requeijão

1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer:

Creme de goiabada:  pique a goiabada em cubos pequenos, coloque em uma panela, cubra com água e coloque no fogo brando, mexendo sempre,  até derreter e virar uma pasta. Reserve e deixe esfriar.

Calda fria de queijo:

Bater no liquidificador o requeijão com o creme de leite, coloque na geladeira e tire 20 minutos antes de servir.

Suflê:

Bata às claras em neve, em ponto bem firme. Depois da pasta de goiabada fria, adicione colheradas às clara, mexendo DELICADAMENTE, até colorir as claras. Elas devem ficar em um tom de rosa forte. Não coloque demais, pra não ficar excessivamente doce. Quando pronto, colocar em um refratário untado com margarina, para levar ao fogo. Lembre-se que ela vai crescer, portanto, preencha apenas 1/4 da forma para que sobre espaço. Se quiser, coloque pequenos pedaços de goiabada por cima antes de assar para fazer um charme. Deixe no forno forte, até que dobre de tamanho e doure.

Sirva imediatamente, deixando com que a calda de queijo seja servida à vontade!

Bon appétit!

Nota: nos restaurantes, eles são servidos em porções individuais em potinhos chamados ramequins. Você os encontra em qualquer supermercado, são multiuso, um coringa na cozinha. Vale a pena a aquisição.

Ah! Mais um bônus: sabe aquele molho branco que sobrou do almoço? Então, bata as claras em neve, misture o molho branco, acrescente o queijo de sua preferência, salpique parmesão por cima e… Voilà! Temos um suflê de queijo! Fica bom também com espinafre refogadinho misturado no molho branco. É só brincar!

Beijo no ❤️ e até a próxima!

Ah! As terças feiras, estou ministrando oficinas de culinária nível básico pelo SASF, na sede da União dos Moradores. Se quiser participar, entre em contato para mais informações pelo telefone: 3501-3275

Compartilhar.

Autor

Mônica Faria Produtora de eventos, culinarista, curiosa e colaboradora da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) monica.faria@paraisopolis.org

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Powered by themekiller.com